ENTREVISTA COM IVAR CERQUEIRA
PREFEITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
Tema:
Educação Pública
Carol Antoniela - Porque a maioria
das pessoas que trabalha no setor público com salário superior a 1.500,00 reais
por mês, tira seu filho da escola pública e coloca na escola particular? Seria
o fato de não acreditar na escola pública?
Ivar Cerqueira - Mesmo tendo Eu estudado somente em escolas públicas, pode ser que a realidade atual seja esta, a falta de credibilidade do setor, além de outros tantos problemas que deparamos tanto no corpo docente, quanto no corpo discente.
Carol Antoniela - Há alguma forma de diminuir o número de gestação precoce e usuários de drogas nas escolas públicas?
Ivar Cerqueira - Não só nas escolas mas em todos os lugares a questão é de saúde pública e educação, são necessárias políticas públicas eficientes na educação e formação da pessoa humana, é preciso conscientizar todos sobre a gravidade da real situação e combater as drogas, assim como prevenir a gestação precoce.
Carol Antoniela - Como o senhor avalia a Política Pública Educacional do Estado de Minas Gerais? E da cidade?
Ivar Cerqueira - Avançando, mas ainda há muito o que fazer, é preciso valorizar os educadores como profissionais dignos e relevantes, bem como investir nas escolas para cada vez mais cativar o aluno onde esse tenha prazer em ir à escola.
Carol Antoniela - Em sua opinião, qual o principal problema da educação brasileira?
Ivar Cerqueira - Valorização de todos os envolvidos e melhores investimentos no setor.
Carol Antoniela - Quando Lafaiete vai ter um faculdade pública? Já pensaram e estudaram essa questão? Muitos alunos de Conselheiro Lafaiete tem que ir para longe para estudar em uma universidade pública.
Ivar Cerqueira - É preciso planejar essa relevante reivindicação e lutar junto a esfera Federal para conquistarmos aquilo que desejamos e necessitamos. Tem que haver envolvimento político a nível Federal.
Carol Antoniela - O senhor é a favor da greve em escolas públicas, em busca de melhorias salariais?
Ivar Cerqueira - Todo movimento que luta por direitos e melhorias dentro da legitimidade tem o meu amplo irrestrito apoio.
Carol Antoniela - Sabemos que o Ensino Básico sofre problemas. Para o senhor, qual é o principal deles? Como o senhor defenderia uma possível solução desse problema?
Ivar Cerqueira - O ensino fundamental precisa de ser mais respeitado e valorizado, acho que a escola de tempo integral é um bom caminho, assim como acho que não podemos transferir para a escola a educação peculiar do lar, deixemos para a escola a formação de nossos filhos mantendo a imprescindível educação do berço.
Carol Antoniela - Para o senhor que estudou em escola pública, como avalia o ensino público em nosso estado e município?
Ivar Cerqueira - Ainda muito carente, mas caminhando à busca da eficiência.
Carol Antoniela - Se o senhor pudesse criar uma escola ideal, como seria?
Ivar Cerqueira - Aquela em que o educador e o educando estejam felizes e tenham prazer quando estão na escola.
_________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário